É isso aí, esse papo de novo. Tenho que voltar a tal da pirataria de novo pra poder expressar minhas opiniões a cerca do assunto. Só pra ser diferente, andei assistindo a uns debates meio extranhos esses dias e resolvi escrever sobre o assunto também. Será que isso é pirataria? Será que é plágio? Será que fere a lei de direitos intelectuais? Ou será que simplesmente estou dando uma opinião sobre algo já meio batido? Você decide...

Quem não tem teto de vidro, que atire a primeira pedra. Você, querido leitor que passou a vida toda sem baixar uma música, um filme, um livro, nunca comprou CD pirata nem camiseta genérica no camelô da Uruguaiana e teve a sorte de ter dinheiro pra tudo original na sua vida, sinta-se privilegiado. Você faz parte de uma elite muito pequena aqui nas terras tupiniquins.

Já eu, sempre gostei de comprar CDs, livros e filmes, mas a grana sempre foi pouca. Sempre tive que selecionar o que eu ia comprar, e quando as coisas apertavam, ficava satisfeita de ainda ter televisão pra poder ver a Sessão da Tarde. Nunca tive muitos luxos, sempre frequentei bibliotecas e troquei livros e CDs com as vizinhas. Mas, quando minha mãe comprou um computador, tudo mudou. Um novo mundo de possibilidades de abriu para mim. Agora tudo estava ao alcance de meus dedinhos frenéticos e eu vou te contar: não há quase nada que eu não consiga na internet.

Claro que eu nunca quis ofender ninguém. Na verdade, eu sempre prestigiei cantores, bandas, autores, atores, diretores, fotógrafos e muitos outros profissionais por meio dos meus downloads. É fato que não ia gastar meu tempo baixando algo que eu não queria ver, né? Sempre estive a per de todos os lançamentos, e quando o dinheiro não dava lá ia eu baixar uma musiquinha nova, um filminho curioso ou um livrinho diferente pra matar minhas vontades.

Mas agora me sinto uma criminosa. São muitos ataques às pessoas que fazem downloads, só porque você não está pagando pelo produto. Isso é muito injusto! Paguei pelo meu computador, pelo meu celular e nunca atraso a fatura da internet. Mas, piadas a parte, como é possível pagar por itens culturais? Porque é isso que cinema, literatura e música são. Cada uma dessas coisas custa um absurdo, mas o que eu acho mais caro de tudo são os livros. Quem tem dinheiro pra pagar 30, 40 reais por cada livro? Num país em que a maioria das pessoas não tem nem saneamento básico, é claro que ninguém vai sair por aí gastando com um monte de letras impressas.

Antes de criticar uma pessoa por um download, pense no lado dela. Você acha que ela não gostaria de adquirir os produtos? Que não gostaria de ter o encarte do CD, o folheto do DVD e sentir o cheirinho do livro novo? Que não se sentiria muito bem tendo o dinheiro pra poder gastar com isso. Não somos uma nação de privilegiados, o dinheiro não está sobrando.

Antes de criticar uma pessoa por um download, lembre-se se você nunca baixou uma musiquinha pra quebrar um galho, um filminho pra melhorar o tédio ou um livrinho pra relaxar. Verifique seu teto de vidro, porque a menor pedrinha que seja pode levar tudo abaixo.

3 comentários:

MetallMilitia disse...

Eu ainda compro original quando vejo que vale a pena. Paguei 230 em 2 dvds e 3 cds do MetallicA (coisa de fã). Vale a pena. Tenho CD original, quando vejo que vale, eu compro. Livro, então, compro para ler. Vale a pena o investimento.

Fernanda Coelho disse...

Telhados de vidro... Quem não os tem? Melhor deixar as pedras para o lado. rsrs

Saudades, amiga.

Fenana disse...

Concordo totalmente amiga!!

Eu adoro jogar The Sims e ia amar poder comprar o original, mas como não tenho 100 pila para gastar com um jogo não vou poder aproveitá-lo???

Sempre que posso compro livros, inclusive se já li... e o mesmo vale para cds... só que com os preços, não da!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Copyright © 2011 Fotochocolografia. Designed by MakeQuick, blogger theme by Blog and Web | Posts RSS | Comments RSS