Ok, o que é catarse? Como ninguém é obrigado a ter estudado isso, eu explico. Catarse é como se fosse uma purgação emocional, o auge do que você pode sentir de mais profundo. O termo foi usado primeiramente para se falar do clímax da tragédia grega. Segundo Aristóteles, no livro "A Poética", a catarse refere-se à purificação das almas por meio de uma descarga emocional provocada por um drama. Na psicanálise é definido como descarga de energias psíquicas e emocionais que nos libera do peso dos traumas e emoções reprimidas ao longo das existências. Que eu diria que é quase a mesma coisa.

E por que estes filmes me fizeram ter uma catarse? Bom, isso é fácil de imaginar: eu chorei como desesperadamente e só parei depois de muito tempo dos créditos terem subido.

Então aí vai:

1 - Cidade dos Anjos (City of Angels, 1998): ok, ninguém anda de bicicleta daquele jeito! Mas eu começei a chorar muito antes disso, quando o paciente da Meg Ryan morre, nos primeiros 20 minutos. Concordo com você, ninguém me merece.

2 - De repente é amor (A lot like love, 2005): quando Oliver canta I'll be there for you para Emily, eu sou só lágrimas.

3 - Simplesmente amor (Love Actually, 2003): aquele clima de Natal, tantas vidas entrelaçadas, e o cara declarando seu amor em cartazes. Uma delicadeza que sempre me faz chorar. I feel it in my finger, i feel it in my toels...

4 - Um ato de coragem (John Q, 2002): esse é com Denzel Washington, no papel de um pai capaz de qualquer coisa para salvar a vida do filho doente. Além disso, mostra a pouca vergonha com que os doentes são tratados, tanto

5 - Cidade dos homens (2007): um nacional na lista. Esse me emocina porque só conhece a violência quem sofre uma. Mas a favela não é só feita disso. Mora muita gente boa lá, gente como o Acerola e o Laranjinha, que sofrem por causa das atudes de grupos que resolvem dominar.

6 - A corrente do bem (Pay it foward, 2000): mostrando que bonzinho só se fode!!!

7 - Minha vida sem mim (Mi Vida Sin Mi, 2003): uma mulher que acha que está grávida descobre que seus enjôos são algo muito, muito grave. Uma catarse por segundo, mas mesmo assim possível de se dar algumas risadas. Filme lindo, com uma trilha sonora que ajuda muito.

8 - Brilho eterno de uma mente sem lembranças (Eterna sunshine of the spotless mind, 2004): e se você pudesse apagar alguém, você o faria? Se você pudesse apagar da sua mente um grande amor e tudo o que vocês passaram juntos, será que valeria a pena só para não sentir a dor da separação?

9 - Um amor para recordar (A walk to remember, 2002): tá tudo muito bem, tudo muito bom, e você não entende porque ela diz que ele não deve se apaixonar por ela até os 45 do segundo tempo... daí não dá pra segurar as lágrimas.

10 - Ponte para Terabítia (Bridge to Terabithia, 2007): um menino, que sofre muitos preconceitos na escola, conheçe uma menina, e eles acabam tornando-se amigos inseparáveis. Só que um dia a professora deles o convida para um passeio, e sua amiga sofre um acidente. Ele passa a se culpar... e você sente todo o peso.

E você, que filme adicinaria a lista a cima? E qual excluiria? Qual filme que te leva a uma catarse?

2 comentários:

Fernanda Coelho disse...

Carol, eu ia comentar direitinho, mas a caixinha aqui ta ficando doida. V"e s[o como sai quando eu tento acentuar as palavras. T[a doid'ao. rsrsrs

Ent'ao, sem acento
Outono em Nova York
O diario de uma paixao
E buscando minha primeira experiencia de catarse - Meu primeiro amor.

Beijao

Obs Jr disse...

Quando conheci essa tal de catarse, me deu a entender (e confirmei isso com um professor de teatro) que era aquilo que tem numa obra (filme no caso) que seve para fazer a pessoa aliviar um sentimento de crise emocional. Parece que não é isso né. Li por exemplo que a catarse pode detonar uma crise. Isso me fez entender o mesmo novamente. O que todo mundo entende é que é um conceito relacionado a sentimento emocional.
Pra mim catarse era aquele "alívio" que sentia ao ver um personagem conseguir se vingar e fazer o vilão pagar pelo que fez. Muitos filmes de terror e ação ao mesmo tempo têm muito disso. O Justiceiro seria um deles.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Copyright © 2011 Fotochocolografia. Designed by MakeQuick, blogger theme by Blog and Web | Posts RSS | Comments RSS