"Outra vertente deste aluvião são os 'diários íntimos' publicados na web, nos quais os usuários da internet contam suas peripécias cotidianas usando tanto palavras escritas como fotografias e vídeos. Trata-se dos famosos weblogs, fotologs e videologs, uma série de novos termos de uso internacional cuja origem etimológica remete aos diários de bordo mantidos pelos navengantes de outrora. É enorme a variedade dos estilos e assuntos tratados nos blogs de hoje em dia, embora sejam maioria os que seguem o modelo 'confessional' do diário íntimo. Ou melhor: do diário éxtimo, de acordo com um trocadilho que procura dar conta dos paradoxos dessa novidade, que consiste em expor a própria intimidade nas vitrines globais da rede. Os primeiros blogs apareceram quando o milênio agonizava; quatro anos depois existiam três milhões em todo o mundo, e em meados de 2005 já eram onze milhões. Atualmente, a blogosfera acolhe cerca de cem milhões de diários, mais do que o dobro dos hospedados um ano atrás, de acordo com os cadastros do banco de dados Tecnorati. Essa quantidade tende a dobrar a cada seis meses, pois todos os dias são engendrados cerca de cem mil novos rebentos, portanto o mundo vê nascer três novos blogs a cada dois segundos."

Uma citação auto-reflexiva sobre os blogs. As estatísticas acima são de 2005, e eu nem me atrevo a calcular quantos blogs existem hoje em dia...

De qualquer forma, o parágrafo foi retirado do livro O show do eu, da mestra Paula Sibilia, professora do curso de Estudos de Mídia, e do mestrado em comunicação, ambos da UFF. Uma pessoa maravilhosa e sorridente, que eu tive a honra de conhecer e cursar uma das matérias que ela leciona.

Para comprar este livro, que inclusive faz parte da bibliografia indicada para o mestrado da UFF, clique aqui. Pessoalmente, estou achando o livro maravilhoso e acho que é um desses livros essnciais na vida de todos que sem interessam pelo comportamento humano e as novas tecnologias de comunicação e informação. Além disso, o livro possui uma das capas mais interessantes que eu já vi.

1 comentários:

Samantha disse...

Nossaaaaaaaaaaaa quanto blog existe na net!!!
Eu sabia que era bastante, agora imagine em 2010 qts não devem ter?
E depois eu reclamo de falta de visitas ssasaushahsus tem tantaaaaaaaaa opção!! bjks

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Copyright © 2011 Fotochocolografia. Designed by MakeQuick, blogger theme by Blog and Web | Posts RSS | Comments RSS