"- Por que as pessoas guardam fotos?

- Pra quê? Só Deus sabe! Afinal, por que as pessoas guardam coisas, tralha, lixo, montes de quinquilharias? Guardam, e é só o que interessa!

- Até certo ponto concordo com você. Algumas pessoas guardem coisas. Outras jogam tudo fora quando estão fartas dessas coisas. Sim, é uma questão de temperamento. Mas agora me refiro especialmente a fotos. Por que as pessoas guardam, especialmente, fotos?

- Como eu disse, porque não jogam as coisas fora. Ou porque elas lhes fazem lembrar...

- Exatamente. Elas lhes fazem lembrar. Agora, de novo, pergunto: por quê? Por que uma mulher guarda uma foto de si mesma quando jovem? Digo que a primeira razão é essencialmente, a vaidade. Foi uma bela moça e guarda a própria foto para recordar-se de como foi uma bela moça. Isso a anima quando o espelho lhe diz coisas pouco palatáveis. Talvez ela diga a uma amiga: "Esta era eu aos dezoito anos...". E dê uma suspiro... concorda?

- Sim, sim, creio que é bem verdadeiro.

- Portanto este é o motivo número um. Vaidade. Agora, o motivo número dois. O sentimento.

- Não é a mesma coisa?

- Não, não, é bem direrente. Pois leva a pessoa a conservar não só a própria foto mas a de um outro... uma foto dafilha casada, quando criança, sentada num tapete em frente à lareira, envolta em tule... muito constrangedor, às vezes, para a pesoa fotografada, mas as mães adoram. E os filhos e as filhas muitas vezes guardam fotos da mãe, em especial, digamos, se a mãe morreu jovem. "Esta era a minha mãe, quando moça".

- Começo a perceber aonde você quer chegar, Poirot.

- E, provavelmente, existe uma terceira categoria. Não a da vaidade, não o sentimento, não o amor: talvez o ódio. O que acha?

- O ódio?

- Sim. Manter vivo um desejo de vongança. Alguém feriu você. Você pode guardar uma foto para recordar, não pode?"

Trecho do livro A Morte da Senhora McGinty, da Agatha Christie. Retirado do livro Sobre fotografia, da Susan Sontag.


Para comprar o livro da Agatha Christie, clique aqui.
Para compras o livro da Susan Sontag, clique aqui.

1 comentários:

Samantha disse...

Ahhhhhhhhh eu não diria que nós guardamos fotos por vaidade, diria que guardamos pra poder lembrar do passado, coisas que conhecemos, registrar situações que a memória pode perder, e ainda mais pra podermos mostrar um passado aos nossos filhos que aconteceu quando eles ainda não existiam.
Fique com vontade de ler livro da Agatha hihi bjks ;)

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Copyright © 2011 Fotochocolografia. Designed by MakeQuick, blogger theme by Blog and Web | Posts RSS | Comments RSS