Olá queridos! Que saudades... maa eu andei afastada por uma boa causa. Vocês nem fazem idéia da falta que me faz escrever. Mas, enfim... vamos ao assunto do tópico.

Terminei de ler a trilogia Magia ou loucura tem mais ou menos uma semana. E confeço que o final foi meio inesperado, eu esperava algo diferente, mas valeu a pena chegar até o fim. Bom, vou contar mais ou menos o enredo. A autora, Justine Larbalestier é uma australiana que viajou por muitos lugares do interior de seu país quando criança, e acho que isso meio que deu asas a sua imaginação.

Razão Cansino é uma garota de 15 anos nada comum. A começar pelo seu nome, Razão é muito diferente das adolescentes convensionais: ela nunca foi a escola, nunca ficou mais que dois meses numa mesma cidade, nunca conheceu uma cidade grande. Ela e sua mãe, Sarafina, percorrem todas as cidades do interior da Autrália em busca de oportunidades para ganhar dinheiro e fugindo da matriarca da família, uma bruxa má chamada Esmeralda, avó de Razão. Sarafina passa a vida toda ensinando a filha que magia não existe, que sua avó é uma doida de pedra e má feito o diabo, e que a única coisa que vale a pena é a razão: ciências, matemática...

Entretanto, Razão observa que sua mãe é uma pessoa diferente. As vezes ela tem problemas e sai um pouco de órbita. Infelizmente, um dia Sarafina fica louca de vez e Razão vai morar com sua temida avó em Sidney. Mas ao chegar lá ela descobre que as coisas são um pouco diferentes do que sua mãe havia lhe contado, e Razão começa a questionar pela primeira vez tudo o que havia aprendido. Será que a magia não existia? E se existia, será que era boa ou ruim? Será que ela, Razão, tinha magia? E se tinha, como usar? No meio disso tudo, Razão descobre objetos estranhos pela casa e uma chave que não é de lugar nenhum. Sua avó podia ser boa, ou era má como sua mãe havia lhe ensinado todos estes anos?

Razão descobre que a magia está em todos os lugares, todos os seres, e que terá que aprender a lidar com ela. Se usar muita, morre cedo demais. Mas se não usar, ela pode enlouquecer como sua mãe. Com a ajuda de sua avó, que se mostra muito mais humana do que bruxa, e de seus amigos, Razão irá explorar alguns segredos de família e enfrentas alguns de seus maiores temores.

Confeço a vocês que não é a melhor trilogia que eu já li. Mas é legalzinha... se você não tiver nada de interessante pra fazer, leia esses livros. Não é uma história muito leve e feliz; na verdade ela é meio pesada e dá um pouco de medo as vezes. Mas acho que esse é o grande barato da história: enfim, alguma coisa diferente. Li o primeiro livro e achei ótimo, então li os outros dois pra saber o fim. O terceiro livro é o mais fraquinho de todos, mas foi o que eu li mais rápido. Acho que é porque é o mais tenso dos três.

A história se passa num espaço de tempo bem curtinho, mais ou menos uma semana, e tem poucos personagens, o que ajuda no seu entendimento, já que o enredo em si é um pouco complexo. Alguns capítulos são contados por um narrador-observador, outros contados pela própria Razão. Além disso, as capas são muito fofinhas!!! Ok, ok... confeço que uma parte de mim escolheu o livro pela capa, e outra escolheu por causa do enredo. Mas as duas partes estão satisfeitas de alguma forma.

Era pra eu ter feito este post antes do feriadão e recomendado como uma leitura desinteressada pra um espaço de tempo ocioso. Mas como não deu, recomendo que no próximo feriadão vocês leiam essa trilogia, que eu tenho certeza que vai agradar muita gente.

Para comprar Magia ou Loucura, clique aqui.
Para comprar Lições de Magia, clique aqui.
Para comprar Filha da Magia, clique aqui.

2 comentários:

Samantha disse...

Juraaaaaaaaaaa que é só legalzinha? Poxa adorei os nomes, a sinpose parecia bem legal, até comecei a ler o primeiro livro mas parei por motivos de força maior AFFF, mas ainda quero ler, pelo menos sem muitas expectativas agora. bjks ;)

MARCINHOW disse...

Gostei das capas! Você e novidades, nunca tinha ouvido falar dessa série!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Copyright © 2011 Fotochocolografia. Designed by MakeQuick, blogger theme by Blog and Web | Posts RSS | Comments RSS