Pesquisa de Preço do livro, clique aqui!


Hoje começei a ler este livro. Bom, não contem pro meu orientador, ele acha que eu já li metade do livro. O que posso dizer deste livro? Ele é mais do que maravilhoso. O autor, Andre Rouillé, é O Cara.

Tinha uns meses que eu não lia nada especificamente sobre a história da fotografia, e etc e tal. Sim, eu me lembro do nome do blog e confesso que ando meio relapsa quanto aos meus estudos sobre fotografia. De qualquer forma, o livro me ajudou a lembrar de várias coisas que vão parar bem no fundo da mente quando a gente não usa com muita frequeência.

Eu não estou apta a dar minha opinião sobre a obra ainda, mas posso escrever um pouquinho sobre ela. O livro se divide em 3 partes: "Entre documento e expressão", "Entre fotografia e arte" e "A arte-fotografia". se você é um leitor voraz como eu, provavelmente dê conta de ler em mais ou menos 5 dias. Se não, vai demorar a vida toda. Porque o livro tem 455 páginas, sem contar o índices temáticos e a bibliografia. Além disso, o autor parte do pré-suposto de que, se você pegou este livro pra ler, você está super-hiper-mega interessado no assunto, em cada detalhezinho que ele descobriu e que, além disso, você já tem algum familiaridade com o fabuloso mundo da fotografia.

Quando eu peguei neste livro pela primeira vez, eu tive uns ímpetos suicídas. Porque faltava uns 15 dias pra eu entregar meu trabalho final na faculdade, o livro era recém-lançado e eu já tinha gasto todo o meu dinheiro com outros livros. Daí acabei ganhando ele de aniversário, mas aí já era tarde pro trabalho final. Felizmente, o livro não fez falta. O que não siginifica que não fará falta agora, na pós, tendo em vista que meu querido orientador disse que ele leitura essencial pra minha área.

Prometo que darei mais detalhes sobre o livro em breve. Por enquanto acho que eu posso dizer que ele é, de fato, indispensável pra quem estuda imagens técnicas. Na verdade, ele também é importante pra todas as pessoas que estudam desing e comunicação, tendo em vista que a fotografia é, sem dúvida, a linguagem mais universal dentro das representações plásticas. O livro vai traçando toda a história da fotografia e as dicussões a cerca do tema desde o seu surgimento, no século XIX, como uma das consequências da sociedade industrial. Além disso, e é o que mais me interessa, discute o estatuto entre a fotografia artística e a arte fotografica, vendo a fotografia não só com fim, mas como meio.

Por enquanto, é isso. Epero que curtam isso aqui como eu curto ^^ E aí vai a frase do dia:

"A fotografia nunca registra sem transformar, sem construir, sem criar." (André Rouillé)

2 comentários:

Samantha disse...

Será que acho versão em inglês? Fofo ia adorar ^^

Samantha disse...

Será que acho versão em inglês? Fofo ia adorar ^^

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Copyright © 2011 Fotochocolografia. Designed by MakeQuick, blogger theme by Blog and Web | Posts RSS | Comments RSS