"Observanção típica de avó, pensei, lembrando-me particularmente de minha outra avó, tão adepta das "ocupações femininas" - bordar, fazer acolchoados, transformar em tapete meias velhas cujos buracos ela já cerzira. Não lembro se ela alguma vez fizera renda ou bordado. Mas, renda ou bordado, tranquilizei-me. Que diferença faz? O que importa e a teoria. Agora percebo, entretanto, que a atitude de autodefesa diante do reparo de minha avó não se manifestou na verdade por ser um comentário típico de avó, mas por me ter lembrado um tipo de historiador da arte que, diante de um argumento teórico, o refuta apontando enganos banais. Mas minha avó não era uma historiadora da arte e enxergava as coisas numa outra prespectiva. O fato de ela identificar a diferença entre uma renda e um borado e entre um dente e um olho resultam de uma habilidade não valorizada no interior da disputa disciplinar que eu imaginava. Pode ser verdade que, nesse caso, pouco importa se se trata de renda ou de bordado, mas importa muito o fato de que minha avó conseguia ver algo que eu não via: isso demonstra que aquilo que cada um de nós vê depende da história individual de cada um e do modo como cada subjetividade foi construída."


Fragmento do livro "Sobre as ruínas do museu", de Douglas Crimp.
Editora Martins Fontes, 2005.

Para pesquisar o preço deste livro, clique aqui!

1 comentários:

MARCINHOW disse...

Nunca tinha ouvido falar desse livro =D

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Copyright © 2011 Fotochocolografia. Designed by MakeQuick, blogger theme by Blog and Web | Posts RSS | Comments RSS