Título original: Inception

Elenco: Leonardo DiCaprio, Michael Caine, Marion Cotillard, Ellen Page, Cillian Murphy, Joseph Gordon-Levitt, Ken Watanabe

Direção: Christopher Nolan

Gênero: Ficção científica

Duração: 148 min

A Origem, sem dúvida, será o filme do ano. E Chritopher Nolan, sem dúvida, será o diretor do ano. Mas se nenhum dos dois ganhar um Oscar, não se chateie. A Origem, de fato, não é pra qualquer um. Mexendo mais uma vez com nosso subconsciente e explorando o lado dos sonhos, Nolan consegue se sair bem de novo! E dessa vez não é só dirigindo. Ele é o roterista e o produtor. É claro que o elenco também ajudou, mas um bom elenco mau dirigido é o caos (vide Predadores).

A narrativa se desenvolve em torno de Dom Cobb, um habilidoso ladrão. Mas a especialidade dele vai muito além de jóias e dinheiro: ele rouba segredos, e é o melhor do ramo. Durante o sono, quando a mente está mais vulnerável, ele entra no sonho em busca dos segredos mais bem guardados. E ele sempre encontra o que procura. No mundo capitalista, ele se torna uma peça fundamental para a espionagem industrial. Mas seu trabalho faz com que ele perca tudo o que lhe é importante e se torne um homem procurado pela polícia. Isso significa: ele não pode voltar para casa.

Então ele recebe uma proposta (quase indecente): implantar um segredo, um pensamentozinho na mente de um homem muito poderoso. O que ele receberá em troca? A liberdade, a possibilidade de voltar pra casa e recomeçar sua vida. Mas isso é algo que ninguém sabe se será possível. Mas ele aceita o trabalho mesmo assim, sabendo que essa é a única saída para poder realizar (ironicamente) seu sonho.

Para tanto, Cobb forma uma equipe com os melhores na área e arrisca tudo o que tem (claro, sem avisar a ninguém das consequências de suas escolhas) nesta último trabalho para ter sua vida de volta.

Eu sei que eu andei criticando filmes que fogem da realidade, mas este consegue te fazer acreditar que tudo é possível. Os cenários, a estética, a fotografia... tudo contribui pra te fazer acreditar que qualquer sonho é realidade. Afinal, quando estamos tendo um sonho, por mais absurdo que ele seja, nós temos todas as sensações boas e ruins que estão rolando. Se você acha que jé viu realidades alternativas, esta aqui com certeza vai te surpreender.

É claro que eu não poderia deixar de falar sobre a trilha sonora do filme, essencial para criar todo o clima do filme. Cada música, cada elemento está no lugar certo, na hora certa, e contribui profundamente pra história. Particularmente, uma ótima compilação musical.

Com nada além de um roteiro que, no final, pode se mostrar nem tão original assim, A Origem merece todos os elogios e rasgações de seda à cerca de qualquer aspecto do filme. Longe de ser medíocre ou mentiroso, o filme entra, agora e definitivamente, pra lista dos melhores filmes da história.

3 comentários:

MetallMilitia disse...

Um filmão mesmo, vale muito cada centavo! A princípío, não esperava tanto, mas, quando o filme começou, tive a certeza que ter saído de casa e ir ao cinema tinha sido um programa muito bom!

Ana disse...

Eu vi este filme hoje, surpreendente... cara, eu quero escrever um textão sobre isso, mas ao mesmo tempo é indescritível... pqp.

MARCINHOW disse...

I want to go to the movies now!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Copyright © 2011 Fotochocolografia. Designed by MakeQuick, blogger theme by Blog and Web | Posts RSS | Comments RSS